• Sou Casa Jovem

Deixe o Passado, perdoe e viva o novo.

Atualizado: Abr 14


Deixe o passado, perdoe e viva o novo


O passado é algo que faz parte de todos nós, é algo que se passou e que não conseguimos mais mudar, o hoje, amanhã será passado. Mas o porquê muitas vezes não conseguimos viver o hoje e só lembramos do que já aconteceu?

Muitas pessoas não conseguem viver sem deixar o passado como uma lembrança, seja um término de um relacionamento ou algo que a magoou. O que acontece é que muitas pessoas vivenciaram coisas ruins anteriormente e não conseguem olhar para isso de uma forma saudável, deixando que isso atrapalhe a alegria do presente. A palavra de Deus nos fala, em Mateus 6:34 “Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades”, o que se passou nós não temos mais o poder de mudar, apenas arrepender se e perdoar.

Viver olhando para o que se passou nos faz perder momentos maravilhosos do nosso presente e nos atrapalha de conseguir planejar nosso futuro, ou realmente descansar que Deus pode fazer tudo novo. De repente você está lendo esse texto e pode pensar, “ah mas você não sabe o que eu passei, o que eu sinto e o quanto foi difícil para mim, só eu sei”, não estou aqui dizendo que o que você passou foi bom ou ruim, ou tentando colocar em uma balança seu sofrimento ou a sua felicidade, o que estou dizendo aqui é que quando não conseguimos olhar para atrás e sentir o perdão de Deus e o controle Dele em tudo, só conseguimos nos ferir ainda mais e não deixamos que essa ferida se cure, pois sempre estamos ali colocando o dedo, cutucando, tirando as “casquinhas” e isso nunca cicatriza..

Muitas vezes vivemos uma vida se escondendo em nossos problemas e sofrimentos ao invés de encará-los e desafiarmos a vencer eles. O erro não é olharmos para o passado, o grande erro é quando deixamos ele comandar o nosso presente, quando deixamos ele tomar as decisões de nossa vida, sermos governados pelo temor passado, pelos traumas vividos, o medo de sofrer novamente. Não sei o que te atrapalha, o que te machuca ou machucou, ou de repente você nunca pensou nisso, mas ore para que o Senhor te ajude a superar o que te atrapalha de viver uma vida com Ele e que te ajude a encarar e curar o que se passou. Viver a sombra de um grande medo, de algo que te magoou, só te aprisiona de viver o melhor de Jesus para tua vida, e o Senhor é tão fantástico e amoroso, que Ele espera de nós a decisão de deixá-lo tocar naquilo que mais nos incomoda. Perdoar e deixar-se ser perdoado.

Falando em perdão, muitas vezes achamos que o perdão é algo desfrutado somente pela pessoa que é perdoada, mas não, quando liberamos perdão de verdade, não aquele dito somente para agradar a outra pessoa, gera dentro de nós um sentimento restaurador e que realmente nos liberta de tudo aquilo que nos machucava.

Algumas pessoas vivem uma vida amargurada, infelizes por não conseguirem liberar o perdão para a outra pessoa, ficando sempre pensando e remoendo o que já aconteceu. O perdão de Deus pelas nossas vidas é restaurador, libertador, quando aceitamos a Cristo e decidimos viver a vontade Dele em nossas vidas, pedimos perdão de tudo aquilo que fizemos que não o agrada, e através desse perdão de Deus por nós, desfrutamos do amor restaurador de Jesus, nos tornamos livres daquilo que nos prendia. Mas quando nós decidimos viver presos aos nossos próprios sentimentos ruins ou de situações de pessoas que nos feriram? Em muitos momentos de minha vida, vivi situações inesperadas, com as quais tinha que decidir perdoar ou viver uma vida aprisionada naquilo que me fizeram ou que não fizeram. Perdoar as outras pessoas, não quer dizer que iremos esquecer completamente o que aconteceu, mas que poderemos olhar para a situação sem nos gerar dor. Deus nos criou, porém nos deixa livres para as nossas escolhas. Muitas vezes estamos vivendo uma vida tão triste, ou amargurada, porque nos agarramos tão firmes as coisas ruins que aconteceram, ou a situações que se estabeleceram, que preferimos ficar agarrados em nossa dor, do que ao invés de liberar perdão para essa situação.


“Quando vocês perdoam alguém, eu também perdôo. Porque,quando eu perdoo, se é que, de fato, tenho alguma coisa a perdoar, faço isso por causa de vocês, na presença de Cristo,

a fim de que Satanás não se aproveite de nós...” 2Co 2: 10-11.


Pedir perdão não é uma demonstração de fraqueza, mas sim de força, porque somente as pessoas que entendem isso, conseguem entender o que é ser forte, porque sabem que possuem dificuldades e as coisas que precisam superar. Essa atitude deve fazer parte de nossa vida, principalmente quando nos relacionamos com outra pessoa. Liberar o perdão é curador, para aquele que o libera, pois não fica apegado à um sentimento de dor ou amargura, mas sim deixa a outra pessoa livre em seus sentimentos e consegue olhar para o que se passou sem sofrer. Deixe Deus ser o centro da tua vida, viva um dia de cada vez, viva o melhor de Deus, saiba valorizar as coisas simples da vida, valorize as pessoas a sua volta. Perdoar é uma escolha particular, escolha perdoar!


Com carinho,

Pra Ariane Leite

Instagram: @arianesleite

28 visualizações

© 2023  SOU CASA JOVEM

soucasajovem@gmail.com

CNPJ: 20.516.037/0001-84 Sou Casa Jovem

Sapucaia do Sul/RS

Produtos de nossa loja são entregues de 7 a 15 dias úteis

  • YouTube - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
Siga-nos >>